A bipolarização da Europa…

E termina a 2º Guerra Mundial…

No início de 1945 os aliados já tinham a certeza da vitória da guerra que terminaria em maio na Europa e em agosto no Japão. O pensamento comum entre eles era que o fascismo deveria ser “banido” da Europa, sendo assim, reuniram-se então para discussão de como ficaria as fronteiras europeias ao término da guerra, a conhecida Conferência de Yalta.

A situação militar favorecia a URSS, pois seus exércitos avançaram bastante em direção à Alemanha, o que lhe deu uma posição bastante favorável para negociar a retomada de suas antigas fronteiras perdidas na Primeira Guerra Mundial.

Os antagonismos ideológicos, econômicos e políticos entre os EUA e a URSS eram latentes, embora nessa conferência isso foi, de certa forma, mascarado inicialmente. Mas foi na Conferência de Postdam (meses depois), que a cordialidade deu lugar a divergências e a disputas beiraram o impasse.

Após intensas negociações, ficou decidido que Berlim seria dividido em 3 partes, respeitando-se a ocupação militar dos exércitos aliados (a França participaria dessa divisão apenas mais tarde).
Berlim tornou-se um dos principais focos de tensão durante a Conferência, pois a URSS não desejava desocupá-la nem ceder parte do território para os demais aliados. Diante da reação de americanos, franceses e ingleses, Stalin se viu obrigado a ceder e Berlim foi dividida em duas, ficando o lado oriental com a URSS e o ocidental com os demais aliados.

A conferência de Postdam teve uma importância fundamental nas décadas seguintes, pois ficou claro que URSS e EUA, as nações que mais saíram fortalecidas da guerra e que se tornariam as duas grandes potências, estavam em campos opostos em termos ideológicos e desejavam ampliar suas áreas de influência no planeta.

O palco para os confrontos entre as duas grandes potências abria-se ao mundo, as “cortinas” começavam a ser levantadas.

Continua no próximo episódio… =D

Bjos, abraços e aperto de mão!

Prof. Wesley Richter

About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s